Devocional

Dependa Dele

Pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus [o ato de colocar toda a sua personalidade humana na dependência Dele em confiança absoluta no Seu poder, sabedoria e bondade] e do amor [que vocês têm e demonstram] por todos os santos. (Colossenses 1:4 AMP)
Deus quer que dependamos inteiramente Dele e que ouçamos e obedecemos a Sua voz acima de todas as outras; isso é o que é verdadeiramente a fé. Amo a definição de fé dada no versículo de hoje e o fato de colocarmos tudo que nos diz respeito na dependência do Senhor.
Podemos depender de Deus para nos manter dentro da Sua vontade. Fico contente com isso porque tentar ficar dentro da vontade de Deus através da nossa própria força é difícil demais! Não conheço sequer uma pessoa que possa dizer sinceramente que sabe com 100%de certeza o que fazer a cada dia.
Podemos fazer tudo que sabemos fazer para tomar as decisões certas. Como podemos saber se estamos certos? Não podemos. Temos de confiar em Deus para nos manter dentro da Sua vontade, para endireitar qualquer caminho tortuoso diante de nós, para nos manter no caminho estreito que leva à vida e para nos manter  fora do caminho largo que leva à destruição  (ver Mateus 7:13).
Precisamos orar: “Deus, que seja feita a Sua vontade na minha vida”. Sei algumas coisas sobre a vontade de Deus para a minha vida, mas não sei tudo, portanto aprendi a ficar descansada e em paz dependendo de Deus, comprometendo-me com Ele e orando para que a Sua vontade seja feita em mim e através de mim.
Às vezes pensamos que só as pessoas fracas ou frágeis dependem de alguém, mas aprendi que depender é algo  bom se estivermos dependendo de Deus.
A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: dependa de Deus completamente hoje.




              A importância da família na Bíblia

 

 Provérbios 22:6
 
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele."

1 > A palavra família aparece 90 vezes na Bíblia (68 no Antigo e 22 no Novo Testamento).

2 > Logo depois de ter criado todas as coisas, a atenção de Deus foi voltada em criar o homem (Gn 1:26), e logo em seguida lhe deu uma mulher (Gn 2:18), com a qual, em pouco tempo, ele teve filhos (Gn 4:1,2), constituindo assim, a primeira família da face da terra.

3 > A família é tão importante para Deus que quando Ele decidiu mandar um dilúvio pra destruir todo o povo da terra, devido aos seus grandes pecados, Ele fez questão de preservar uma família, a família de Noé, que era um homem fiel (Gn 3:6-8); e um fato bastante interessante é que Ele não se limitou a salvar simplesmente a família dele para dar seguimento à raça humana (Gn 7:1); mas Ele mandou que Noé também colocasse na arca um casal de cada espécie de animal (Gn 7:2,3), demonstrando também assim preocupação com a preveservação das famílias dos seres irracionais.

4 > Abraão, o maior pai da história, teve Ismael, o seu primeiro filho, aos 86 anos de idade com Agar, sua escrava (Gn 16:15,16); e teve Isaque, seu primeiro filho com Sara, sua legítima esposa, quando ele já estava com 100 anos de idade e ela com 90 (Gn 17:17; 21:5), e ela era estéril (Gn 11:30).

5 > O segredo para se ter uma família saudável é, simplesmente, dar aos seus filhos uma boa educação espiritual (Pr 22:6); a Bíblia nos mostra isso de várias maneiras:
a - Os que são ensinados a güardar o caminho do Senhor aprendem a agir com justiça e juízo:
Gênesis 18:19 = Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
b - Devemos passar aos nossos filhos tudo o que temos aprendido de Deus:
Deuteronômio 4:9 = Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.
c - O nosso lar deve ser um santuário de constante adoração e ensinamento da Palavra de Deus:
Deuteronômio 6:6,7 = E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; 7 = e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
 
d - Para que a Palavra de Deus e suas doutrinas não sejam esquecidas ao longo do tempo, ela tem que ser passada de pai para filho:
Salmos 78:1-6 = Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca. 2 = Abrirei a boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade, 3 = os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. 4 = Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. 5 = Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, 6 = para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;
e - É necessário ensinarmos aos nossos filhos que eles pertencem a Deus e que devem adora-lo: 1 Samuel 1:28 = Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.f - Aquele que é criado no caminho do Senhor desenvolve um bom caráter, tornando-se assim uma pessoa agradável: 1 Samuel 2:26 = E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens.g - Aquele que, desde a sua meninice, é instruído no caminho em que deve andar, ensina isso aos seus filhos, e até no final de sua velhice güarda os mandamentos que aprendeu: 1 Samuel 12:2,3 = Agora, pois, eis que o rei vai diante de vós; e já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco; e eu tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje. 3 = Eis-me [aqui,] testificai contra mim perante o SENHOR e perante o seu ungido: a quem tomei o boi? A quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem tenho oprimido e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri os meus olhos? E vo-lo restituirei.h - Os pais devem criar os filhos com amor e compreensão, e não simplesmente com rancor e repreensão: Efésios 6:4 = E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.i - Aquele que é ensinado no Caminho Certo desde pequeno, cresce com sabedoria: 2 Timóteo 3:15 = E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 
6 > O que os jovens mais precisam saber sobre namoro, noivado e casamento:
a - É necessário haver amor num relacionamento?
> O mais importante num relacionamento entre duas pessoas é o amor; mas o amor só pode ser verdadeiro se for gerado por Deus:
1 João 4:7 = Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a {ou o amor} caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 = Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade. {ou o amor}
b - Por que não devemos ter união conjugal com pessoas que não servem a Deus?> Porque aquele que não serve a Deus, também não serve pra nós; pois quem não leva a sério um compromisso com Ele, certamente também não levará a sério um compromisso conosco. Todos os que se casaram com pessoas que não serviam a Deus, tiveram sérios problemas: Sansão foi traído (Jz 16:18-21), Salomão saiu da presença da Deus (Ne 13:26)...: 2 Co 6:14-18 = Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 = E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 = E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 = Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 = e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
c - Como saber qual é a pessoa certa?- Pedindo a direção de Deus: Gn 24:2-7 = E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 = para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito, 4 = mas que irás à minha terra e à minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho Isaque. 5 = E disse-lhe o servo: Porventura não quererá seguir-me a mulher a esta terra. Farei, pois, tornar o teu filho à terra de onde saíste? 6 = E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. 7 = O SENHOR, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua semente darei esta terra, ele enviará o seu Anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
d - Por que não é lícita a prática da relação sexual fora do casamento?- Porque o adultério é abominável aos olhos de Deus (Dt 22:13-30), e para Ele agir em nossa vida, fazendo morada em nosso ser interior devemos manter nosso corpo purificado: 1 Co 6:18-20 = Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 = Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 = Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

7 - O que a Bíblia diz sobre o divórcio?
a - No tempo de Moisés, um homem podia se divorciar de sua mulher simplesmente por acha-la feia:
Deuteronômio 24:1 = Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
 
b - Ainda no início do Novo Testamento, os homens usavam a lei de Moisés como pretexto para o divórcio:
Marcos 10:4 = E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
c - Mas Jesus combateu isso, mostrando-lhes o único motivo que poderia dar a alguém o direito de divorciar-se:
Mateus 5:32 = Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
d - E Ele ainda deixou bem claro que aquilo que Deus uniu, o homem não tem o direito de separar:Marcos 10:6-9 = porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7 = Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. 8 = E serão os dois uma só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. 9 = Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
8 > Agora vamos falar da família mais importante de toda a história da humanidade, a família do nosso Senhor Jesus Cristo:
a - Jesus foi a única criança do mundo que pôde ser gerada num ventre materno sem a necessidade de um pai biológico (Mt 1:18-25).
b - Maria foi a única mãe virgem da história (Mt 1:23).
c - Deus escolheu o casal ideal para ser a família de Jesus aqui na terra: pois Maria era uma mulher honrada e José era um homem justo (Mt 1:19).
d - Embora tivessem o maravilhosíssimo privilégio de receber na terra, Jesus Cristo, Deus encarnado como homem, esse casal continuou tendo uma vida comum como qualquer outra família: Maria não era uma mulher de destaque, José era um humilde carpinteiro e Jesus seguiu essa mesma profissão (Mt 13:55).
e - Eles nos deixaram um grande exemplo de como criar nossos filhos: pois eles criaram Jesus na igreja (Lc 2:41,42,52).
f - Como em qualquer família comum, entre eles também havia problemas, e, Jesus, por ser diferente, nem sempre era compreendido por sua mãe, seus irmãos e seus parentes (Mt 12:46-50; Mc 3:21; Jo 7:5).
g - Como um bom filho, nem na hora da morte Jesus se esqueceu de tua mãe (Jo 19:25-27).

9 > Quando servimos fielmente a Deus, Ele abençoa grandemente não somente a nós, mas também a toda a nossa família:
Gênesis 45:11 = E ali te sustentarei, porque ainda [haverá] cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu, e tua casa, e tudo o que tens. Salmos 37:25 = Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
 
10 > Deus tem um grande e maravilhoso plano de salvação para toda a humanidade, e nele estão incluídos você e a tua família:
Gênesis 7:1 = Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. Atos 16:31 = "... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa!"

OBS: Pensando em você família, a Polishop elaborou um excelente sistema de plano de carreira, onde você Pai e Mãe podem deixar para os seus filhos tudo o que conquistar na empresa, clique no link abaixo para saber como:


http://magazinecordeiro.net/minisites/squeeze/index.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário